Localização:

Taboão da Serra - SP
Atendimento Online

Atendimento:

Segunda à sexta das 8:00 às 18:00
Todo o Brasil

Título

Autem vel eum iriure dolor in hendrerit in vulputate velit esse molestie consequat, vel illum dolore eu feugiat nulla facilisis at vero eros et dolore feugait

Índice de Liquidez: fórmulas e utilização

Liquidez Corrente: Muitos analistas sugerem que esse é o mais importante índice de uma análise de demonstrações financeiras. Ele é obtido pela fórmula: Ativo Circulante / Passivo Circulante. O resultado mostra quanto a empresa dispõe de recursos imediatos para cumprir suas obrigações de curto prazo. Se o resultado deu maior do que 1, sua empresa está com liquidez corrente saudável.

Liquidez Seca: Fórmula: (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante. Este índice é importante já que mesmo estando no Ativo Circulante, o estoque não é exatamente imediato, visto que depende da venda. Caso a empresa possua estoque, o resultado será menor que o da Liquidez corrente.

Liquidez Imediata: Ele mostra o quanto uma empresa dispõe imediatamente para saldar suas dívidas de curto prazo. Fórmula: Disponível / Passivo Circulante. São considerados apenas os valores de caixa, de saldos bancários e de aplicações financeiras.

Liquidez Geral: Este é o mais abrangente, avaliando a situação de longo prazo da empresa (os três índices anteriores avaliam a situação de curto prazo). Fórmula: (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Exigível a Longo Prazo). Este índice indica se a empresa consegue honrar com todas as dívidas que possui.

Ou seja, não olhe apenas o que tem em caixa, olhando o balanço com estes índices simples de calcular, você poderá organizar melhor as contas, e com certeza o ajudará a ter um futuro mais estável em sua empresa!

ADMCONT

Deixe uma resposta